Anúncio

.

Head Lines

Proximos Shippuuden
Naruto Shippuuden 174 - 19/08
Naruto Shippuuden 175 - 26/08
Naruto Shippuuden 176 - 02/09
Naruto Shippuuden 177 - 09/09
Proximos Mangás
Naruto Mangá 506 - 18/08
Naruto Mangá 507 - 25/08
Naruto Mangá 508 - 01/09
Naruto Mangá 509 - 08/09


Um clã constitui-se num grupo de pessoas unidas por parentesco e linhagem e que é definido pela descendência de um ancestral comum. Mesmo se os reais padrões de consangüinidade forem desconhecidos, não obstante os membros do clã reconhecem um membro fundador ou ancestral maior. Como o parentesco baseado em laços pode ser de natureza meramente simbólica, alguns clãs compartilham um ancestral comum "estipulado", o qual é um símbolo da unidade do clã. Quando este ancestral não é humano, é referenciado como um totem animal. Em geral, o parentesco difere da relação biológica, visto que esta também envolve adoção, casamento e supostos laços genealógicos. Os clãs podem ser descritos mais facilmente como sub-grupos de tribos e geralmente constituem grupos de 7000 a 10 000 pessoas.

Classificação

Alguns clãs são patrilineares, significando que seus membros são vinculados à linhagem masculina; por exemplo, os clãs da Armênia. Outros são matrilineares; seus membros são vinculados à linhagem feminina. Ainda existem clãs "bilaterais", consistindo de todos os descendentes do ancestral maior, tanto da linhagem masculina quanto feminina; os clãs da Escócia são um exemplo. Se um clã é patrilinear, matrilinear ou bilateral, depende das regras e normas de parentesco que regem a sociedade onde ele se insere.

Em diferentes culturas e situações, um clã pode significar a mesma coisa que outros grupos baseados em parentesco, tais como tribos e bandos. Freqüentemente, o fator distintivo é que o clã se constitui na parte menor de uma sociedade maior, tais como uma tribo ou um estado. Exemplos incluem clãs irlandeses, escoceses, chineses e japoneses, os quais existem como grupos de parentesco dentro de suas respectivas nações. Observe-se, todavia, que tribos e bandos podem também ser componentes de sociedades maiores. Tribos árabes são grupos menores dentro da sociedade árabe, e bandos Ojibwa são partes menores da tribo Ojibwa.

Além destas diferentes tradições de parentesco, uma confusão conceitual adicional emerge do uso coloquial do termo. Em países pós-soviéticos, por exemplo, é muito comum falar-se em clãs referindo-se a redes informais dentro da esfera econômica e política. Este uso reflete a suposição de que seus membros ajam uns em relação aos outros de modo particularmente próximo e mutuamente colaborativo, aproximando-se da solidariedade entre parentes. Já entre os clãs da Escandinávia, o termo "ätter" não pode ser traduzido em "tribo" ou "bando", e conseqüentemente são freqüentemente traduzidos como "casa" ou "linhagem".

Na Polônia, os clãs diferem da maioria dos outros lugares por serem um conjunto de famílias portando a mesma cota de armas, em vez de afirmarem terem um ancestral comum.

A maioria dos clãs são exógamos, significando que seus membros não podem casar-se entre si. Alguns clãs possuem um líder oficial, tal como um chefe, matriarca ou patriarca.

0 Comentários:

Postar um comentário

Np Ferramentas

Home Nosso Feeds Contate-nos

Multimidia




Participe você também!!


Google Friend Connect - Transparente

-->

Parcerios


Naruto Fã Clube Blog Do Hokage Animes Rash - Seu portal de animes narutoEXDOWN Heroi Start narutoPJ narutoPJ Super Onze Planeta

Top

Dragon Ball Latino - Topsites! O melhor da web Dragon Ball Anime e outros PPN Top 50 Amber Nova Topsites! -->

Status



online counter


Desde: 30/03